sexta-feira, 18 de abril de 2008

PSD..BOM SENSO OU GOLPADA?

Era previsível a decisão que Luis Filipe Menezes acabou por tomar!
As razões invocadas é que não foram as que se esperavam. Um lider demite-se porque meia dúzia de militantes lhe faziam oposição sistemática .
É, convenhamos, uma desculpa esfarrapada.
Aconteceu com Luis Filipe Menezes o mesmo que aconteceu com Marques Mendes, (ou já não se lembram os que agora se queixam?) só que, com maior gravidade para o Partido, porque mais próximo das eleições legislativas.
E não vale a pena procurar bodes expiatórios. A razão é só uma. Perante um Governo que é contestado quase todos os dias na rua, com milhares de manifestantes por todo o País, o PSD mantêm-se, nas intenções de voto, abaixo dos 30%.
O povo não se revia neste PSD nem nesta liderança. Era um partido à deriva, sem um rumo coerente, e sem qualquer estratégia para ganhar 2009 a Sócrates.
Luis Filipe Menezes perdeu a oportunidade logo no dia seguinte a ter ganho as directas, quando procurou apoios onde não devia e desnecessários a uma liderança que se desejava forte.
Para voltar a ser poder, o PSD necessita de ganhar o Centro e Centro Esquerda como fez Cavaco Silva, sem cair em exageros caricatos.
Por isso, necessita de uma nova liderança que conduza o partido aos caminhos da vitória.
Espero bem que Luis Filipe de Menezes tenha bom senso e não caia na tentação de fazer uma 'golpada', recandidatando-se novamente. Mas se o fizer, espero que o partido saiba dar a resposta adequada escolhendo um Líder que possa, não apenas retirar a maioria absoluta ao PS, mas ganhar as eleições em 2009.
Outra coisa ficou patente. As directas não resolveram os problemas do PSD, pelo contrário, agravaram-nos.
JPL

Sem comentários: