quarta-feira, 26 de março de 2008

ENDIVIDAMENTO/CONSUMISMO

Consumismo parece ser a doença que afecta grande parte dos dos portuguêses. Recentemente ficámos a saber que cada português deve ao estrangeiro 12,5 mil euros um total de 131,9 mil milhões de euros, ou seja 81,3% do PIB.
Imaginemos o que seria se todos os portuguêses tivessem de trabalhar sete meses seguidos só para pagar a dívida do seu país ao estrangeiro!
É pois este o resultado da febre consumista em que os portuguêses entraram nos últimos anos, em boa medida, com a ajuda irresponsável da Banca e a a complacência dos vários Governos.
Hoje tudo de compra a crédito! Casas, carros, electrodomésticos, férias, etc.
Especialistas na matéria afirmam que a tendência continua a ser de subida, o que quer dizer que os portuguêses se estão borrifando para a necessidade de fazerem poupanças..
Se nada continuar a ser feito (o que se passou com os certificados de aforro não foi um bom contributo) e as famílias portuguêsas não se convencerem de que estarão a atingir o limite máximo da sua capacidade de endividamento, a verdadeira crise poderá chegar mais rápido do que imaginamos.
Espero e desejo que tal não aconteça.
JPL

Sem comentários: