quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A OBSESSÃO DAS OBRAS PÚBLICAS!

Não sendo daqueles que estão contra tudo o que são obras públicas, entendo contudo que, com a actual crise económica/financeira é chegada a altura de parar para pensar!

Portugal é um dos países onde as desigualdades se têm acentuado cada vez mais e cuja produtividade está muito a baixo da média da UE. Contudo começamos a ter a maior percentagem de quilómetros de auto-estradas (em termos proporcionais).

Por isso é recomendável, não só racionalizar todos os recursos disponíveis, mas também proceder a uma mais justa distribuição dos mesmos.
Há pois que reflectir sobre a melhor aplicação dos muitos milhões que o Governo se apronta para investir em grandes obras públicas, que apenas irão beneficiar meia dúzia de empresas de construção civil e cujo pagamento ficará a cargo dos nossos filhos ou netos.
Será que, com esta crise, o tráfego aéreo vai continuar a aumentar?
Com pouco mais de 100Km de largura, justifica-se esta febre do TGV?
Ou será preferível fazer apostas noutros domínios como o turismo, a modernização das nossas pequenas e médias empresas (incluindo as comerciais)?
Apenas reflexões que acho deverem ser feitas.
Se os Governantes fossem responsabilizados pelos erros que cometem, talvez houvesse mais rigor na aplicação dos dinheiros públicos.
JPL

1 comentário:

Anónimo disse...

Os Governos só querem muitas obras públicas para os seus ministros receberem boas comissões.
é como nas Camaras Municipais.